A Ria de Aveiro é uma das zonas mais abundantes e excitantes para a observação de aves, ou seja, observar e (tentar) identificar as mais diversas aves que fazem da Ria de Aveiro um habitat permanente ou uma das paragens na longa jornada migratória.
Birdwatching na Ria
A observação de aves tem conquistado cada vez mais amantes e ao longo da Ria podemos encontrar alguns locais preparados para esta atividade.
Um vasto leque de espécies de limícolas como o pilrito-de-peito-preto, o borrelho-grande-de-coleira, o alfaiate ou o perna-vermelha, podem ser observadas na Ria.
O local mais indicado para a observação de anatídeos é na Pateira de Fermentelos – reserva da São Jacinto. A aqui podemos encontrar o pato-trombeteiro, a piadeira e a marrequinha e algumas outras espécies mais comuns.
Outras aves de características de habitats aquáticos como o flamingo, o colhereiro, a íbis-preta, a águia-pesqueira ou o pisco-de-peito-azul estão também presentes durante a estação do inverno.
A cegonha-branca, a garça-vermelha, a fuinha-dos-juncos e o rouxinol-bravo são também exemplos de outras espécies nidificantes que podemos encontrar na Ria.